Total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2012

A Fisioterapia

Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que trata, habilita ou recupera a saúde de clientes/pacientes com disfunções de natureza física, menta, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida. A fisioterapia tem por finalidade a promoção de Saúde e a prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação.


Bases Legais da Profissão:

A fisioterapia é uma profissão regulamentada pelo Decreto-Lei 938 de 1969 e, desde então, evoluiu técnica e cientificamente, tornando-se uma área indispensável às equipes de Saúde. A normatização e a fiscalização são de incumbência do sistema integrado pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia ocupacional (CREFITOs).


Perfil Profissional:

O Fisioterapeuta é um profissional com formação acadêmica superior, generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à Saúde, com base no rigor científico e intelectual, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade.


Habilitado à construção do diagnóstico fisioterapêutico, baseado nos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço (Resolução CNE/CES Nº 4 de 19 de fevereiro de 2002).


Atuação

O fisioterapeuta contribui para a geração de novos conhecimentos por meio de investigação científica. Neste contexto esse profissional está apto a assumir posição de liderança com compromisso, responsabilidade e gerenciamento efetivo e eficaz, levando em consideração as circunstâncias sócias, econômicas, culturais, éticas, ambientais de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos e privados, além de prestar serviços de assessorias, consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional.

Especialidades reconhecidas pelo COFFITO:

- Acupuntura;

- Fisioterapia Dermatofuncional;

- Fisioterapia Esportiva;

- Fisioterapia do Trabalho;

- Fisioterapia Neurofuncional;

- Fisioterapia Oncológica;

- Fisioterapia Respiratória;

- Fisioterapia Traumato Ortopédica;

- Osteopatia;

- Quiropraxia;

- Fisioterapia em Saúde Coletiva;

- Fisioterapia em Saúde da Mulher.


O Sistema COFFITO/CREFITOs, ciente da evolução técnico científica da Fisioterapia, já se mobiliza para reconhecer novas especialidades e áreas de atuação da Fisioterapia.


O COFFITO reconhece como áreas de atuação do Fisioterapeuta:

- Práticas integrativas e complementares á Saúde, seguindo Portaria do Ministério da Saúde;

- Ginástica laboral;

- Pilates;

- Equoterapia;

- Terapias manuais e manipulativas;

- Terapias de correção dos vícios de postura;

- Terapias de manutenção e melhoria do equilíbrio corporal;

- Terapia de manutenção e melhoria da coordenação motora;

- Terapia para neonatos em risco.


O COFFITO ainda reconhece como áreas de atuação do Fisioterapeuta:

- Terapias de otimização e treinamentos das atividades de vida diária;

- Terapias de restauração da capacidade funcional com emprego ou não da realidade virtual, órteses, próteses e da tecnologia assistida, entre outras;

- Atenção fisioterapêutica na saúde da criança e do adolescentes;

- Atenção fisioterapêutica na saúde do homem, da mulher, do trabalhador, do idoso e do indígena;

- Atenção fisioterapêutica na saúde funcional;

- Atenção Fisioterapêutica na Saúde Coletiva;

- Atenção fisioterapêutica em doentes renais crônicos;

- Atenção fisioterapêutica em hemofílicos.


A CIF e a saúde Funcional:

O COFFITO adota por meio da resolução 370/2009 a terminologia própria da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) da Organização Mundial de Saúde.

A Saúde funcional é o objetivo da atenção fisioterapeutica. Por este motivo o COFFITO, juntamente com outros Conselhos Federais da área de saúde, trabalha na construção de uma proposta de Política Nacional de Saúde Funcional, que foi aprovada na 13º Conferencia Nacional de Saúde, para ser apresentada, discutida e implementada pelo Governo federal.


Locais de Atuação:

- Núcleo de Apoio da saúde da família - NASF;

- Política de Saúde da Família - PSF;

- Consultórios particulares;

- Clínicas e policlínicas;

- Hospitais, postos de saúde e outras Unidades de Saúde;

- Casas de repouso e instituições de longa permanência;

- Creche, clubes, balneários;

- Outras empresas públicas, privadas e filantrópicas, promovendo a saúde e a qualidade de vida, prevenindo e tratando doenças.

Bem Vindos!

Bom Dia!
Sejam Bem Vindos ao blog. Pois bem, neste espaço abordarei temas relevantes para a saúde em geral, buscando sempre interligar com a Fisioterapia, um espaço para sugestões, dicas, discussão de assuntos relacionados a área.


Sejam Bem Vindos!


Rogério Capeletti Lima Fisioterapeuta - Crefito 5 154254/F